quinta-feira, maio 06, 2004

Problemas Técnicos

Problemas técnicos

Vou hoje divulgar algum do background técnico deste blog para poder depois justificar alguns acontecimentos que antecipadamente prevejo para os próximos tempos.

O blog surgiu após ter ficado fascinado com um site que agregava vários blogs onde inúmeros links para a página da blogger me revelaram mais tarde como se podia fazer uma coisa que na altura era ainda um pouco desconhecida na internet portuguesa (aquela que se encontra dentro de portugal, porque depois há a internet dos outros).

O primeiro post data de Quinta, 17 de Janeiro às 06 e 53 da tarde. Não me perguntem o que estava a pensar na altura, o que é certo é que o fiz.
Certo é que o blog só começou a ganhar vida um pouco mais tarde, um pouco com a explosão da blogosfera portuguesa, um pouco por força da minha necessidade de dizer "Eu também tenho um! E há mais tempo do que vocês ! ! !". Todos temos necessidade de somar algo ao ego. Ainda que seja uma soma interna...

Agora sim, as questões técnicas:

O servidor onde alojo o meu blog é um velhote PII 266 a correr SuSE Linux 8.0 Que reside neste momento comigo num apartamento em Coimbra, cidade onde estudo.
Com o passar dos anos de serviço da máquina esta foi acumulando algum pó na ventoínha do dissipador, o que provoca um funcionamento deficiente e sobretudo barulhento da mesma. Isto não prejudica o arrefecimento (julgo que poderia ter a máquina a correr sem dissipador sequer que nada de especial iria acontecer) mas é prejudicial ao sono dos amigos que podem vir cá dormir durante esse grandioso evento (yeah, right!) que é a queima das fitas. Adicionalmente, visto não ter nenhuma unidade UPS a suportar o abastecimento de energia da máquina (certamente hão-de concordar que a "Availability" deste serviço não é assim tão importante como isso) e visto ainda o prédio, apesar de novo, estar a sofrer obras de adaptação nas lojas no rés-do-chão, sempre que falta a luz (esta manhã aconteceu 4 vezes consecutivas) o servidor (o mesmo que vos serviu esta maravilhosa página) desliga-se.

Serve isto para vos fazer notar que caso o site esteja em baixo, não desistam de regressar. Embora caso o site esteja em baixo vocês não possam ler isto de modo algum... sei lá, vão procurá-lo à cache do google. A todos uma boa queima. (como se isso interessasse a alguém... quanto mais decadente é a queima, melhor é... ou não. Eu sei lá o que pensar? Mete-me nojo mas eu vou lá na mesma. Enfim...)