quinta-feira, fevereiro 10, 2005

EGTI

O Encontro de Gestão e Tecnologias de Informação é um evento realizado pelos alunos da cadeira de PG que pretende ser um espaço de divulgação e debate unindo as áreas das Tecnologias de Informação e da Gestão de organizações. Este ano calha-me a mim organizar o EGTI e tenho andado por isso numa carga de trabalhos imensa. A organização do encontro está subdividida nos seguintes subgrupos: Logística (acartar caixotes) Finanças (contar o dinheiro que não temos) Sistemas de Informação (tudo o que tenha fios) Relações Exteriores e Marketing (telefones, faxes, cartas) Design (páginas web, cartazes, flyers, etc.) e finalmente, Programa que é a malta que trabalha a sério ;-) É fácil depreender daqui qual o grupo a que pertenço.
Cabe-nos organizar o programa do evento, contactar todos os oradores e afins. Está a ser um trabalho emocionante (já desde o início do ano mas que se intensificou agora). Sinto-me tentado a dizer que o EGTI tem sido uma das poucas coisas que me tem dado alento para continuar. Desde o primeiro ano que entrei naquele departamento que imaginei o que seria organizar aquele encontro. Este ano estou a compreender o que é afinal. As alegrias e angústias associadas a uma organização deste género são um dos motivos que me fazem gostar deste curso e destas pessoas e deste departamento, que apesar de ser padrasto nestas causas está felizmente cheio de pessoas que ainda acreditam e que dão tudo sem pedir nada para que o EGTI chegue a bom termo. E não estou a falar só dos alunos.
E perguntam vocês então se o sujeito está a trabalhar nisto desde o início do ano lectivo, porque diabo é que só agora é que se lembrou de mandar a posta? A resposta é simples:

O encontro subordina-se este ano ao tema "Social Computing - Gestão no limiar da mudança" e tem quatro painéis
1 - Ferramentas ao serviço do outsourcing
2 - Gestão Social do Conhecimento
3 - Computação ubíqua e domótica
3 - E-learning vs. E-teaching (debate)

Neste contexto convidámos um conjunto de personalidades para discursar sobre as diversas áreas mas no meio dessas, duas se destacam: Em primeiro lugar, conseguimos trazer cá Ana Neves, responsável pelo portal KMOL, com uma carreira invejável, é ex-aluna do DEI e esteve presente na organização do primeiro EGTI. Reside em Londres. Em segundo lugar, nada melhor do que aquilo que, eu auguro, será um feliz reencontro: o Prof. Artur Ferreira da Silva, figura incontornável da gestão em Portugal e pai do EGTI, acedeu a moderar o debate.

Nada mais há a dizer.
Estou feliz.

P.S.: Erros de qualquer espécie, omissões e afins? Culpo o sono.