segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Taro Ariga voltou

Se há coisa que eu gosto nos estágios é que servem para introduzir coisas novas. Desta vez o estágio internacional de kendo promovido pela APK com o Sensei Taro Ariga e Sensei I. Choi decorreu nas instalações da Companhia Nacional de Natação em Lisboa.

O Sensei centrou o estágio no conceito subjacente às técnicas de kiriotoshi, nuki e debana. A ideia é atacar antes ou em simultâneo com o adversário, em vez de esperar o ataque deste para defender e contra-atacar. Fazê-lo sempre tentando trazer o adversário até nós, provocando activamente o seu ataque. Apresentou ainda uma série de técnicas para treinar com bokuto designadas por itto ryu que são praticadas habitualmente pela polícia de tokyo.

O grupo foi por duas vezes dividido de acordo com as suas capacidades técnicas e os mais novos (onde eu me insiro) ficaram à guarda do Sensei Osaka (APK, Lisboa). Mais tarde durante o ji-geiko tive a oportunidade de praticar com uma série de graduados o que foi bastante importante para mim.

Aquilo que eu gosto nos estágios é que permitem ao participante contactar com muita gente diferente. Isto permite entre outras coisas ter uma ideia do nosso nível e mais importante do que isso - da nossa capacidade de aprendizagem. Os estágios são para mim um bom indicador de progresso, 1000x melhor do que os torneios ou campeonatos. É esta oportunidade de praticar com muitas pessoas diferentes que por vezes me faz ter surpresas interessantes e outras nem por isso. Em relação a este facto só tenho a apontar isto.

Nota: O conceito de kiriotoshi não me é de todo estranho e vem sublinhar aquilo que o Sensei Pierre Delorme sempre salientou nos estágios em ten-chi - "Kendo c'est fait en avançant, pas en reculant."

1 Comments:

At 8:02 da tarde, Blogger jorge said...

Tudo bem?

Sabes se alguém publicou as fotos do estágio?

 

Enviar um comentário

<< Home