quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Kagami Biraki

Os japoneses falam japonês, o que não dá muito jeito quando as sua fonética se assemelha à de expressões portuguesas menos próprias.

Kagami Biraki é uma festa que decorre normalmente em Janeiro e que tem vários significados, sendo o mais vulgar representar a renovação do espírito e a entrada em força no novo ano. Na maioria dos dojos japoneses é habitual celebrar o Kagami Biraki dando uma grande festa em que estão presentes não só os praticantes da escola mas também os seus familiares e amigos. Durante essa festa é habitual todos os praticantes demonstrarem um pouco do que aprenderam durante o ano que passou e a festa termina tradicionalmente com um grande jantar dentro do dojo.

Assim foi em Ten-Chi durante o fim-de-semana que passou. A festa começou às 18h30 e todos os dojos ligados à escola Ten-Chi apresentaram o seu trabalho. Houve demonstrações de Aikido (a arte mais praticada na escola) bem como de Iaido, Kendo e Ten-Chi Tessen. Em seguida, numa clara inversão de papéis, os yudansha (alunos mais graduados, com pelo menos 1º dan) serviram o jantar a todos os presentes (+/- 400 pessoas) no que foi uma clara demonstração do espírito de Ten-Chi. O jantar foi sushi, regado com saké e cerveja e uma fantástica combinação do moderno com o tradicional - Sakêrinha - ou seja, caipirinha de saké!!!

Terminámos a noite no dojo e depois de arrumarmos todas as mesas, ainda sob o efeito do saké houve quem quisesse ainda treinar um pouco de aikido. Ainda desafiei um colega para colocarmos a armadura e treinarmos um pouco de kendo mas ele fraquejou ;-D. Às 4h00 enfiámo-nos nos sacos-cama e dormimos sobre o tatami, todos amontoados para nos aquecermos (sim, porque o dojo é frio que se farta). No dia seguinte às 9h00 estávamos a acordar para estar a treinar em alcântara às 11h00, numa aula orientada pelo professor Stéphane Goffin.
Acabámos de almoçar às 16h00. Nevava, na rua.

(Contexto histórico completo do kagami biraki aqui)